A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) – responsável pela interação entre a universidade e a comunidade externa –, numa parceria com a Administração Municipal, promoveu, nos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade de Salitre, a ação UFCA Itinerante. O objetivo foi levar atividades e projetos da UFCA para o município que, por razões ligadas principalmente à distância, assim como outras cidades, ainda não tinha sido impactada por essas iniciativas.
O Evento teve inicio ao meio dia deste sábado, 1º de Dezembro, com a solenidade de abertura oficial na Praça da Prefeitura, onde estiveram presentes o Reitor da UFCA Sr. Ricardo Less, Pro Reitora de Extensão Fabiana Lazzarin, Prefeito Municipal Rondilson Ribeiro, Vice Manoel Filho,a Secretaria de Educação Claudia Lavor, Presidente da Câmara Ronaldo Pereira e demais vereadores alem de grande comitiva da equipe da UFCA que se dividiram para ministração dos cursos, oficinas e palestras. Os cursos e oficinas foram distribuídos nos seguintes locais:
>Praça São Francisco, conhecida como praça da Prefeitura
>Escola Antonio Leite de Alencar
>Escola Jose Waldemar
>CRAS
>Antiga Brinquedoteca
>Lagoa dos Crioulos
>Câmara Municipal

Entres os cursos e oficinas ministradas tinha:
Curso de Bordado, Horta Vertical, oficina sobre cuidado animal, educação financeira, curso de produção de melão orgânico, curso de manejo do feijão caupi, contação de historias para professores da educação infantil, planejamento e comunicação interna e externa para servidores municipais, saúde do homem, educação fiscal, arte dos cordéis entre outros...
Um evento muito produtivo e de grande conhecimentos, onde os que compareceram tiveram uma grande oportunidade de aprimoramento através de um projeto tão amplo de uma universidade de grande nome no estado. A UFCA, oportunizou na noite do sábado, um grande momento para os poetas do município falar dos seus belos poemas e citar alguns, onde aproveitaram e fizeram da melhor forma, e o publico gostou bastante. O Prefeito Rondilson falou de sua alegria em receber a comitiva e de ter esses projetos desenvolvidos no município. A Secretaria Claudia Lavor destacou a grandiosidade do evento e o sonho de uma extensão da UFCA para o município.
O Blog do Ely captou cada detalhe através destas fotos e em breve postaremos a grande reportagem no evento...

 

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) – responsável pela interação entre a universidade e a comunidade externa – vai promover, nos próximos dias 1º e 2 de dezembro, na cidade de Salitre, a ação UFCA Itinerante. O objetivo é levar atividades e projetos da UFCA para cidades do Cariri que, por razões ligadas principalmente à distância, ainda não são impactadas pelas iniciativas. 
 
"Atualmente, as ações de extensão da UFCA concentram suas atividades no eixo Crajubar [Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha]. E nós somos a Universidade Federal do Cariri inteiro", disse a Pró-Reitora de Extensão, Fabiana Lazzarin. Para Fabiana, é importante levar essas ações para cidades distantes dos campi da UFCA e, ainda, fazer com que a universidade seja conhecida nos 29 municípios que compõem o Cariri cearense: "Há famílias que vivem de agricultura familiar que sequer sabem da existência de uma universidade pública no Cariri, que não sabem que a UFCA tem projetos de extensão de preparação para o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio, usado como critério de seleção em universidades públicas]. Divulgar a UFCA para essas pessoas é uma responsabilidade social importantíssima", afirmou.
 
De acordo com o Coordenador de Integração e Fomento das Ações de Extensão da Proex, Thiago Santiago, é comum que, em cidades mais afastadas do Crajubar, os estudantes sequer conheçam a UFCA: “Em Salitre, estive em salas lotadas com estudantes do ensino médio em que dois ou três sabiam da existência da UFCA. Levamos para Cedro-PE o projeto "Luar do Sertão", do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), para observar corpos celestes com um telescópio. Lá, muitos nos perguntaram ‘o que é isso’, apontando para o equipamento”, recorda.
 
De acordo com a Proex, a edição de Salitre da UFCA Itinerante será importante para consolidar a iniciativa tanto na comunidade externa quanto na própria UFCA: "Será um laboratório para todos nós. Esse primeiro evento vai mobilizar 68 pessoas da UFCA, entre professores, servidores e estudantes. Nossa expectativa é que 18 projetos cadastrados na Proex participem da ação em Salitre e, com os resultados, vamos planejar as próximas edições", disse a Pró-Reitora Fabiana. 
 
As inscrições de projetos de extensão interessados em atuar na UFCA Itinerante de Salitre começam hoje (1º) e vão até a próxima quarta-feira (7). Para que os projetos selecionados sejam os mais conectados às demandas atuais da cidade, a seleção terá participação de representantes do município. Ainda segundo a Proex, a comunidade acadêmica que irá até Salitre terá ajuda de custo da UFCA para hospedagem e alimentação.

IDH das cidades visitadas

Para elencar as primeiras cidades a serem visitadas pela UFCA Itinerante, a Proex utilizou como critério a ordem crescente de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios caririenses. O IDH – que considera dados de saúde, de educação e de renda de uma população – varia de 0 a 1. Com o IDH mais baixo do Cariri (0,54), Salitre é seguida, nesse critério, pelas cidades de Potengi (0,562), Araripe (0,564) e Tarrafas (0,576). Os melhores IDHs do Cariri são justamente os das cidades do Crajubar: Crato tem índice 0,713; Juazeiro do Norte, 0,694 e Barbalha, 0,683.

Serviço

Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFCA)
Coordenadoria de Integração e Fomento das Ações de Extensão
Bloco I, sala 202 – campus Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3221-9287
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
VEJA ABAIXO A PROGRAMACÃO, HORARIOS E LOCAIS DA REALIZAÇÃO DO EVENTO:

O Município de Salitre agora tem empacotadora. Os pequenos produtores agora podem empacotar além de farinha e goma, lugumes e cereais. A empacotadora foi uma conquista da administração municipal do Prefeito Rondilson Ribeiro, com apoio do governo do estado Camilo Santana.

A administração Salitre de todos, do Prefeito Rondilson Ribeiro e do Vice Maninho Filho, Informa que as carteiras de trabalho que foram requeridas durante o mês de Janeiro já se encontram na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, as mesmas só poderão ser entregues aos seus respectivos donos, apresentando o comprovante de solicitação.

       

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) – responsável pela interaç...

  A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Cariri (Proex/UFCA) – responsável pela inte...

SALITRE GANHA EMPACOTADORA

O Município de Salitre agora tem empacotadora. Os pequenos produtores agora podem empacotar além de ...

VEM AI: FESTA DO TRABALHADOR E CAVALGADA DO TRABALHADOR 2018 EM SALITRE

Mais Publicações: Notícias