CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Agricultura 23/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA Entrega de Títulos de Propriedade Rural em Salitre: Uma Parceria de Sucesso

Em um evento marcante para a comunidade de Salitre, o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, realizou a entrega de títulos de propriedade rural, consolidando um passo importante para os agricultores locais.

A cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural, realizada em Salitre, demonstrou o compromisso das autoridades locais em garantir a segurança da posse da terra para os agricultores da região. A iniciativa representa um marco no desenvolvimento agrário da cidade, pois dá aos agricultores a garantia de que suas terras são legalmente reconhecidas como suas, proporcionando estabilidade e oportunidades para investimentos em suas propriedades.

O evento foi um momento de celebração para as famílias que receberam esses títulos, muitas das quais aguardavam há muito tempo por essa documentação. Além de garantir a propriedade da terra, os títulos também abrem portas para a participação em programas de desenvolvimento rural e acesso a crédito agrícola, tornando-se um recurso valioso para impulsionar a agricultura local.

#Agricultura 22/10/2023 SECRETARIA DE AGRICULTURA ExpoAgro 2023: O Sucesso da Agricultura em Destaque em Salitre

Entre os dias 18 a 21 de outubro, a cidade de Salitre foi palco de uma festa inigualável dedicada à agricultura e à cultura local - a ExpoAgro 2023. Organizada pela Prefeitura Municipal de Salitre, através da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, este evento reuniu a comunidade e visitantes em uma celebração marcante, honrando a importância do setor agrícola e as tradições da região.

O evento teve início de forma majestosa com uma emocionante cavalgada que percorreu as ruas da cidade. Cativando o público e prepararam o terreno para o desfile das finalistas que concorriam ao cobiçado título de Cavaleira da ExpoAgro Salitre 2023. O concurso refletiu a conexão profunda entre a comunidade e a cultura equestre.

Uma das atrações que impressionou os presentes foi a tratorada, destacando a importância da tecnologia na agricultura moderna. O Encontro de Agricultores da Chapada do Araripe proporcionou um espaço valioso para a troca de experiências e conhecimento entre os profissionais do campo, fortalecendo os laços comunitários.

Palestras informativas mantiveram o público atualizado sobre as tendências e inovações no setor agrícola, enquanto a visita à agroindústria de mandioca de Salitre permitiu que todos pudessem conhecer de perto a importância desse cultivo para a região.

A ExpoAgro também ofereceu uma experiência gastronômica única com a realização de uma oficina pelo Senac, onde os participantes puderam explorar os sabores locais e aprender a preparar pratos tradicionais com um toque contemporâneo.

Os amantes de equinos ficaram maravilhados com o desfile de performance de equinos, que demonstrou a graça e habilidade desses magníficos animais. Além disso, a primeira edição do "Agro Mulheres" reconheceu o papel fundamental das mulheres na agricultura, destacando suas contribuições significativas.

A preocupação com a saúde da comunidade também esteve em pauta, com o "Agro Rosa" promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e o SESC, uma iniciativa que visou conscientizar sobre a importância da saúde da mulher.

O Concurso Gastronômico e outra oficina gastronômica atiçaram os paladares dos participantes, proporcionando uma experiência única para os amantes da culinária regional.

A celebração da colheita e a comemoração dos cinco anos de Salitre como a Capital da Mandioca foram momentos de orgulho para a comunidade local, que reconheceu a importância desse cultivo para a economia e a cultura do município.

Além disso, a ExpoAgro 2023 também incluiu a entrega de títulos de propriedades rurais, reconhecendo o trabalho árduo dos agricultores, e uma cerimônia de entrega de premiações e troféus para aqueles que se destacaram no evento.

Com stands apresentando gastronomia, artesanato, comércio e o julgamento de animais, a ExpoAgro proporcionou uma experiência completa para os visitantes. E para encerrar cada dia com chave de ouro, festas dançantes garantiram que a diversão continuasse noite adentro.

A ExpoAgro 2023 de Salitre foi um verdadeiro sucesso, combinando tradição, agricultura e cultura em uma celebração que permanecerá na memória de todos que participaram. Este evento exemplar demonstrou o compromisso de Salitre em celebrar suas raízes e fortalecer seu desenvolvimento agrário, promovendo o crescimento econômico e o orgulho local.

#Agricultura 28/05/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA Salitre ganha trator para ajudar os Agricultores

A Administração Mudar para Avançar do prefeito Dodó de Neoclides Vice Viana Felix Juntamente com a secretária Luzinete Andrade recebeu das mãos da Governadora Izolda Cela, Deputado Marcos Sobreira e Secretária Ana Tereza um trator para ajudar os Agricultores de Salitre

#Agricultura 11/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA Lançamento do Projeto de Universalização da Regularização Fundiária no Ceará

A administração Mudar Para Avançar, Prefeito Dodó de Neoclides Vice Viana Félix e a Secretaria Municipal de desenvolvimento agrário, através da Secretária Luzinete Andrade, vai ate fortaleza para prestigiar o lançamento do Projeto de Universalização da Regularização Fundiária no Ceará.

O Governo do Ceará lançou, nesta segunda-feira (11), o Projeto de Universalização da Regularização Fundiária no Ceará - Lei Wilson Brandão. A nova etapa deverá alcançar cobertura de todos os municípios com áreas agrícolas ao atender a 58 municípios de 11 regiões do Estado do Ceará.

Com orçamento total de aproximadamente R$ 58,5 milhões investidos em três anos, o anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, acompanhada pela Secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Carvalho.

#Agricultura 07/04/2022 SECRETARIA DE AGRICULTURA LANÇAMENTO DO PRODETER E DO PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL DA MANDIOCULTURA

Foi realizado com Sucesso em Salitre o LANÇAMENTO DO PRODETER E DO PLANO DE AÇÃO TERRITORIAL DA MANDIOCULTURA através de Grande Evento promovido pelo Banco do Nordeste por meio da Superintendência Estadual do Ceará e o Comitê Gestor Territorial CGT do Território Cariri Oeste - Campos Sales, que tem como Coordenadora Luzinete Andrade, que também é Secretária de Desenvolvimento Agrário de Salitre, tendo total apoio da Prefeitura Municipal de Salitre através do Prefeito Dodó de Neoclides, Vice Viana Félix como também das Prefeituras de Campos Sales e Araripe;

Enfim, um evento regional realizado nessa Quarta Feira (06 de Abril) em Salitre onde reuniu mais de 150 produtores de Salitre, Campos Sales e Araripe. Presenças de Equipes do Banco do Nordeste, todas as Secretarias de Salitre, Banda de Música Municipal, Secretários de Campos Sales e Araripe junto aos seus gestores e várias outras representações. Houve Delicioso Café da Manhã, apresentação Cultural com Dança e alguns produtores levaram seus produtos para apresentação e vendas.

O lançamento do Programa e desse plano de ação contribuirá ainda mais no desenvolvimento da produção da MANDIOCULTURA local e da região.

www.salitre.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 04:07:56