NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 14 dia(s)

CAMPANHA LEÃOZINHO SOLIDÁRIO

PREFEITO DE SALITRE, DORGIVAL PEREIRA FILHO, JUNTAMENTE COM O CONSELHO MUNICIPAL DOS D [...]

#Educação Há 81 dia(s)

Matrículas Abertas na Educação Infantil e Ensino Fundamental!

É com grande entusiasmo que anunciamos a abertura das matrículas para a Educação Infanti [...]

#Cultura Há 119 dia(s)

Representantes de Salitre na 4ª Conferência Estadual de Cultura em Caucaia, CE

Com o compromisso de fortalecer e promover a rica cultura de Salitre, o secretário Nails [...]

#Saúde Há 119 dia(s)

Sorrisos Renovados em Salitre: Entrega de mais de 150 Próteses Dentárias

A comunidade de Salitre testemunhou uma onda de sorrisos renovados, graças à iniciativa [...]

#Saúde Há 122 dia(s)

Salitre Celebra a Semana do Bebê com Café da Manhã, Brindes e Sorteios

Durante uma semana repleta de carinho e dedicação, a Secretaria de Saúde de Salitre prom [...]

#Saúde Há 140 dia(s)

Salitre é Contemplado com Nova Ambulância do SAMU, Garantindo Atendimento de Qualidade à População

Com grande satisfação, anunciamos uma conquista que fortalecerá os serviços de saúde em [...]

#Cultura Há 141 dia(s)

Secretário de Cultura de Salitre, Nailson Anselmo, Fortalece Integração em Encontro Regional

Na última quarta-feira, o secretário de cultura de Salitre, Nailson Anselmo, participou [...]

#Cultura Há 142 dia(s)

Celebrando a Cultura: Entrega de Fardamentos para o Coletivo de Capoeira Dibamba

Na sexta-feira, dia 4, a Secretaria de Cultura se transformou em um palco de celebração [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito