Toponímia proveniente de uma mina de salitre, localizada no sopé na Serra do Araripe. Onde foi inspirado o nome do municipio e o seu gentílico de salitrense.
Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o distrito de Salitre permanece no município de Campos Sales. Elevado à categoria de município com a denominação de Salitre, pela lei estadual nº11.467, de 30/06/1988, desmembrado de Campos Sales. Constituído de 3 distritos: Salitre, Caldeirão e Lagoa dos Crioulos, todos criados pela mesma lei estadual acima citada.
Padroeiro: São Franciso de Assis.
Equipamentos Culturais: Uma Biblioteca
Distrito criado com a denominação de Salitre, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938, subordinado ao município Campos Sales. Em divisão territorial datada de 1-7-1960, o distrito de Salitre permanece no município de Campos Sales. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 18-VIII-1988. Elevado à categoria de município com a denominação de Salitre, pela lei estadual nº11.467, de 30-06-1988, desmembrado de Campos Sales. Sede no antigo distrito de Salitre. Constituído de 3 distritos: Salitre, Caldeirão e Lagoa dos Crioulos, todos criados pela mesma lei estadual acima citada. Instalado em 01-01-1989. Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído de 3 distritos: Salitre, Caldeirão e Lagoa dos Crioulos. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Localizado no Cariri Oeste, a 530 km de Fortaleza, Salitre fica nas divisas com o Piauí e Pernambuco e já figurou entre os maiores produtores de mandioca do Estado - permanece como o maior da região. Por causa disso, foi reconhecido como a "Capital da Mandioca no Estado do Ceará".
segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a pouca incidência de chuva em Salitre acontece pela sua localização, que está no sotavento da Chapada do Araripe, ou seja, em uma área onde se tem subsidência do ar (movimento do ar de cima para baixo), fator que inibe a formação das nuvens. A região que compreende o Município e fazia parte de Campos Sales, cidade vizinha, é uma área de terras arenosas, apropriadas para a plantação de mandioca. Em contrapartida são poucos os riachos que cortam Salitre.
HINO DE SALITRE
Desperta uma linda cidade
Ao pé da serra do Araripe
Exemplo de amor e humanidade
É a nossa querida Salitre
Seu povo é hospitaleiro
Honesto e trabalhador
Na luta si doa por inteiro
Mostrando seu verdadeiro valor
Salitre ho terra abençoada
Por Deus amada querida fulgurante
Com ardor cantam todos fervorosos
Os teus filhos orgulhosos nesse instante
Nas lutas vitória sem temores
De um povo guerreiro e destemido
Seus bravos ousados trabalhadores
Jamais irão ser esquecidos
No peito o salitrense traz forte
O amor a terra a seu chão morte
É sangue suor e coração
Salitre ho terra abençoada
Por Deus amada querida fulgurante
Com ardor cantam todos fervorosos
Os teus filhos orgulhosos nesse instante
Ho linda terra mãe querida
Tua bandeira é símbolo de glória
Com Seus filhos aguerridos
Salitre faz sua história
A fé e a ordem de seu povo
Espelho da paz que irradia
A trinta de junho a terra amada
Celebra o salitrense com alegria
Salitre ho terra abençoada
Por Deus amada querida fulgurante
Com ardor cantam todos fervorosos
Os teus filhos orgulhosos nesse instante